Caros Colegas,
Como é do vosso conhecimento os Técnicos de Farmácia e os Técnicos Auxiliares de Farmácia, não estavam incluídos no processo de vacinação no Plano de vacinação COVID-19, em curso pelo Ministério da Saúde, como aconteceu com os Farmacêuticos, da qual a Ordem dos Farmacêuticos, foi a responsável pelo respetivo registo dos mesmos.

O SIFAP logo que teve conhecimento repudiou junto do Ministério da Saúde e do Plano de Vacinação, bem como junto da Task Force, a descriminação de que foram alvo estes profissionais, que tiveram desde o primeiro momento na linha da frente apoiado a população no combate ao Covid, que devido às suas funções devem estar incluídos nos grupos prioritários.

Neste contexto o SIFAP manifestou junto da ANF a vontade de promover uma parceria que envolvesse as duas entidades, com vista a preparar uma plataforma de informação onde se proceda ao registo das equipas das farmácias, que desde a primeira hora a ANF mostrou total disponibilidade para colaborar.

Com efeito o SIFAP agradece à Direção da ANF a cooperação no sentido de apoiar a integração das equipas da farmácias, nos grupos prioritários a serem vacinados na primeira fase da vacinação (fase1b).
Junto anexamos a circular da ANF

IMPORTANTE: O REGISTO TERÁ DE SER EFETUADO ATÉ 15 DE FEVEREIRO INCLUSIVÉ.

Colegas;

Na sequência da circular que enviámos sobre a questão de vacinação dos profissionais de farmácia comunitária e após nos terem sido solicitados esclarecimentos sobre a questão do preenchimento na plataforma da ANF online, do campo relativo ao número de documento profissional (cédula), relativamente aos TAF, não existindo documento oficial, deverão (conforme está indicado na própria plataforma) indicar o código ?01?.

A Direção